Somos alunos da Universidade Lusófona de Cabo Verde em São Vicente e criamos este blog por ocasião das Oficinas Sapo.Pretendemos levar a luz do dia os nossos problemas como estudantes, a nossa esperiência como Universitários, e muito mais....
20 de Dezembro de 2009

ATA: ONDE e quando nasceu?

Luis Morais: Nasci no dia 10 de fevereiro de 1935 em Mindelo, na ilha de São Vicente.

 

ATA: De onde veio esta paixão pela música?

Luís Morais: A música é uma paixão que deriva da família do meu pai, originário da ilha de Boa Vista e também músico.

 

ATA: Conta-nos um pouco da sua carreira musical.

Luis Morais: Como já tinha dito sempre tive uma paixão pela música. Já entre os oito e dez anos apanhava carriço, introduzia os buracos, adaptava teia de aranha e tocava em bailes infantis, baptizados de aboborinhas e bonecas confeccionadas de trapo, ou de celulóide que determinadas moçoilas de então organizavam. Aos 14 anos, integrei-me na banda do Mindelo, actuando na Praça Nova ou até em bares e festas conjuntamente com a minha família e amigos, onde interpretava mornas, coladeiras, salsas, batucadas e valsas. Fui aluno do Senhor Reis, uma autêntica instituição para os jovens que se interessam pela música e que tem formado muitas gerações de músicos em Mindelo. Em 1954 fui para a ilha do Sal por motivo de trabalho mas nào desisti da música. Juntamos um grupo e começamos a apresentar nos locais juntos, entre outros, em Taninho Evora e Tututa, tocando em especial o clarinete, instrumento introduzido pela primeira vez na ilha, por mim. Depois do serviço militar, em 1962 decidi emigrar para o Senegal, onde reúni com o meu pai e onde encontra Bana. Em 1966, depois de um convite por parte de Frank Cavaquinho, músico da ilha de Santo Antão, residente em Rotterdam, parti em direcção à Holanda, onde em pouco tempo formamos o grupo Voz de Cabo Verde, junto ao mesmo Cavaquinho (bateria) e a Toy Ramos (guitarra), Jean d’Lomba (baixo), e Morgadinho (trombeta, baixo e vvz), as quais se ajuntariam mais tarde Djosinha (voz) e Chico Serra (piano). Animavamos as noites da “Bonanza”, uma discoteca frequentada por muitos caboverdianos residentes em Rotterdam mas também por holandeses, que apreciam, seja as interpretações deles, ou dos standard americanos e das baladas pop inglesas ou italianas, seja as mais tradicionais mornas ou coladeras.Apartir daí náo mais parámos.

 

ATA: Como foi a reacçáo dos caboverdianos com a vossa chegada?

Luis Morais: Chegamos em Cabo Verde no ano de 1968, onde ocorre um enorme e inesperado sucesso. Era também a primeira vez que no arquipélago se ouvia música executadas com instrumentos elétricos. A novidade teve um notável impacto sobre o desenvolvimento dos diferentes géneros musicais e deste momento acontece rapidamente a reunião e imitação de outros jovens artistas. Saíram alguns dos elementos, entraram outros, mas o grupo sempre manteve unido.

 

ATA: Soubemos que para além de musico o senhor exerce outras funçòes. Poderias dizer-nos quais eram?

Luis Morais: Para além de músico fui professor de educação musical no Mindelo, na Praia e Dakar. Fui também embaixador da música de Cabo Verde.

 

ATA: Quais sáo os instrumentos que tocas e com quais indentificas mais?

Luis Morais: Bem, toco vários tipos de instrumentos:sax - alto, baixo, tenor e soprano – e a flauta, mas acho que me indentifico com a clarinete.

 

ATA: Qual era o seu principal objectivo ao criar a escola de música em Mindelo?

Luis Morais:O meu principal objectivo era a de formar novos músicos, capazes de renovar e recriar a música do arquipélago.

 

ATA: E sente feliz com a sua vida?

Luis Morais: Sim, sinto-me, acho que fiz o que pude para levar a musica caboverdiana além, por isso nào tenho motivos para náo sentir-me feliz.Espero que o povo caboverdiano tenha gostado do meu trabalho.

 

Obs: Luis Morais foi um grande compositor, flautista, saxofonista e clarinetista e morreu no dia 25 de setembro de 2002.

 

Esta foi uma das formas que encontramos para fazer uma homenagem à um dos grandes músicos Caboverdianos que imortalizou uma das mais conhecidas músicas de Natal

 

Bibliografia:www.infopedia.pt

 

 

publicado por ATA às 18:37
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2010
2009
Posts mais comentados
2 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
últ. comentários
Participa nos desafios SAPO e ganhe prémios! Mais ...
Acho que partilhar a vossa experiência como univer...
blogs SAPO