Somos alunos da Universidade Lusófona de Cabo Verde em São Vicente e criamos este blog por ocasião das Oficinas Sapo.Pretendemos levar a luz do dia os nossos problemas como estudantes, a nossa esperiência como Universitários, e muito mais....
07 de Fevereiro de 2010

publicado por ATA às 23:07

Mayra Andrade é uma cantora cabo-verdiana reconhecida como uma das mais promissoras da música deste país.

 

Nasceu em Cuba no ano de 1985, cresceu entre Senegal, Angola, Alemanha e ainda Cabo Verde, mas vive em Paris desde 2003, onde em Janeiro de 2004 se apresentou num dos mais consagrados bares de lançamento de artistas do Word Music.

 

As primeiras canções que ouve são brasileiras, mas é com uma canção em crioulo que ganha a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia, no Canadá, com apenas dezasseis anos. A partir de 2002 inicia apresentações na Praia (Cabo Verde) e no Mindelo, e logo depois em Lisboa, e finalmente em França, onde passa a habitar. Após participar nos festivais de Verão portugueses, faz a primeira parte de um espectáculo de Cesária Évora e, no Brasil, colabora em duetos com Lenine e Chico Buarque. Em 2005, Charles Aznavour convida-a para o seu novo álbum, num dueto em francês.

 

Em 2008 repete o feito de Mariza, ao vencer o prémio BBC Rádio 3 World Music na categoria Revelação. Já colaborou, entre outros, com Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Charles Aznavour, Mariza e João Pedro Ruela.

 

No seu primeiro álbum intitulado “Navega” podemos encontrar uma colectânea de canções que são fundamentadas na música tradicional da sua terra natal, alimentadas por diferentes estilos musicais e cores.

 

Depois, no segundo álbum “Stória, Stória…” conta muitas histórias sobre a vida do dia-a-dia, a vida em geral, e de amor.

 

Segundo Mayra a sua música constitui “ um cruzamento musical, um estilo ‘ilegítimo’…Em Cabo Verde, as pessoas são naturalmente mestiças…Se olharmos bem para a música cabo-verdiana vemos uma forte ligação com a música brasileira…Mas não acho que este álbum “Stória, Stória…” é mais brasileira que o primeiro…” (Www.mayra-andrade.com) defende a cantora que diz ter ouvido muitas músicas brasileiras quando pequena.

 

Mayra procura criar as suas próprias sonoridades incluindo sempre e de forma abrangente os vários estilos musicais do país, “ mais do que uma cantora de Cabo Verde sou, acima de tudo, uma cantora. A música sempre fez parte de mim. Se me apetecer misturar músicas cabo-verdianas, com outros sons e influências, acredito que posso fazê-lo.” (Www.mayra-andrade.com)

 

Uma cantora que tem tudo e que dá tudo no palco para impressionar-nos e seduzir-nos com a sua linda e rara voz.

 

E, de facto é de jovens como ela que o nosso país precisa. É isso que admira ao ATA nessa cantora: a vontade de fazer melhor e o poder mostrar que pode fazer melhor.

 

A Mayra Andrade é sem dúvida um exemplo que os ATA querem seguir.

 

Fonte: Www.mayra-andrade.com

            www.wikipedia.org

publicado por ATA às 22:55

publicado por ATA às 22:50

       "Navega" é o primeiro album da artista

 

 "Stória, stória" é o nome do seu mais recente album

 

 

Fotos da artista onde ela revela toda a sua beleza natural

        

 

      

 

 

 fontes:

www.youtube.com

www.google.com

 

 

publicado por ATA às 22:30
31 de Janeiro de 2010

Mindelo: " A cidade que tem o coração na mão"

 

A cidade de Mindelo localiza-se na ilha de São Vicente e, é a segunda maior cidade de Cabo Verde. Nesta cidade encontramos um desenvolvimento e uma prosperidade raros nas outras ilhas, sobretudo graças ao seu porto de águas profundas — o Porto Grande — que serve de escala transatlântica para navios de todas as nacionalidades.

 

Em Mindelo respira-se uma atmosfera muito própria e um ar cosmopolita trazido pelo Porto Grande. Esta atmosfera única é indissociável do calor humano e da hospitalidade das suas gentes. É a sua faceta de cidade amante do lado divertido da vida que lhe confere o rótulo de capital da diversão do país: bons restaurantes, frequentes animações com música ao vivo e, sobretudo, uma agradável convivência que a sua gente procura e cultiva.

 

Ao clima ameno, pautado por uma temperatura suave, juntam-se o arranjo cuidado dos lugares públicos, o património histórico bem preservado e um movimento cultural permanente. É talvez esta multiplicação de manifestações de vivacidade que levam a considerá-la a cidade mais acolhedora e atraente do país. Há quem diga que aqui nasceu a morabeza e aqui continua a ser a sua sede.

 

Mindelo é o resultado de duas grandes influências, a colonial portuguesa e a britânica, denunciadas ao virar de cada esquina nos seus arruamentos e na arquitectura dos seus belos edifícios. Destacam-se o Palácio do Governador, a Câmara Municipal, a Pracinha da Igreja – o berço da cidade, a partir da qual foram construídas as primeiras casas e traçadas as primeiras ruas –, a Avenida Marginal – com a réplica da Torre de Belém de Lisboa –, o Fortim d'el-Rei – a construção mais antiga existente em Mindelo e com uma soberba vista panorâmica sobre a cidade e a baía, – a Alfândega Velha – hoje Centro Nacional de Artesanato, único local instituído como guardião dos riquíssimos testemunhos da arte cabo-verdiana.

 

A cidade tem uma vida nocturna fervilhante. O ponto de encontro para a ronda de bares e discotecas é na Praça Nova de onde se parte para descobrir a riqueza e diversidade da música cabo-verdiana com mornas, coladeras, funanás e kizombas. Um dos pontos altos da animação da cidade é o Carnaval de Mindelo que ocorre na mesma data do Carnaval brasileiro e europeu. Perto de Mindelo realiza-se anualmente o famoso Festival de Música da Baía das Gatas.

 

Considerada como a capital cultural do país, Mindelo tem escolas primárias e secundárias, universidades,jardins, bancos e uma vida nocturna que nada fica a dever à da capital, Praia. Mindelo foi a Capital Lusófona da Cultura em 2003. O aeroporto localiza-se 7 km a sudoeste da cidade, perto de São Pedro.

 

fonte:www.wikipedia.org

publicado por ATA às 18:41

publicado por ATA às 18:40

publicado por ATA às 18:40

Carnaval

 

         

 

 

Festival Baía das Gatas

 

         

 

 

Fim de Ano

 

 

 

Personalidades de São Vicente conhecidas no mundo inteiro:

Cesária Évora

 

 

Manuel d'Novas

 

 

... e muitos outros ... o berço da Cultura de Cabo Verde

 

 Fontes: www.google.com

publicado por ATA às 18:18
24 de Janeiro de 2010

publicado por ATA às 21:42

Tu vives – mãe adormecida -

Nua e esquecida,

Seca,

Fustigada pelos ventos,

Ao som da música sem música

Das águas que nos prendem…

Ilha:

Teus montes e teus vales

Não sentiram passar os tempos

E ficaram no mundo dos teus sonhos

-os sonhos dos teus filhos -

E clamar aos ventos que passam,

E às aves que voam, livres,

As tuas ânsias!

Ilha:

Colina sem fim de terra vermelha

-terra dura -

Rochas escarpadas tapando os horizontes,

Mas aos quatro ventos prendendo as nossas ânsias!

 

Amílcar Cabral

 

publicado por ATA às 18:45
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
2010
2009
Posts mais comentados
2 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
últ. comentários
Participa nos desafios SAPO e ganhe prémios! Mais ...
Acho que partilhar a vossa experiência como univer...
blogs SAPO